A organização do 15º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), em sua edição especial onde celebra 20 anos, divulga o nome dos jurados que avaliarão as produções inscritas. Neste ano, a avaliação é em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, a ACCIRS.
Fazem parte do corpo de jurados a crítica santa-mariense, Bianca Zasso, a jornalista Siliane Vieira e o crítico Conrado Oliveira. (bio abaixo e fotos em anexo)
“A parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul demonstra a importância dos 20 anos de trajetória do festival. A ACCIRS é uma referência no país” – destaca o coordenador artístico do SMVC, Luiz Alberto Cassol.
Os jurados assistem aos 10 curtas-metragens selecionados pela curadoria e chegam a um consenso sobre as categorias premiadas. Os vencedores da Mostra Sinprosm serão conhecidos na próxima quarta-feira, dia 30, no evento que ocorre no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das 19h. Além da exibição dos selecionados, o curta filmado em 1974 na cidade, O Velório de Vicente Silveira, que foi digitalizado recentemente, também será exibido.
O Troféu Vento Norte é entregue nas seguintes categorias: melhor curta, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro, melhor direção fotografia, melhor montagem, melhor trilha sonora original, melhor direção de arte, melhor desenho de som e menções honrosas, quando houver.
O público que comparecer na mostra elege ainda o Troféu Vento Norte de Júri Popular. Além dessas premiações, também serão entregues o Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina; e o Prêmio Júri Popular Diário de Santa Maria, concedido por votação no site do jornal. A entrega será na confraternização no Bar da Casa, da sempre apoiadora Lurdinha.
Os troféus Clayton Coelho, Luiz Roese, Isadora Viana Costa e Lanterninha Aurélio, definidos pela organização do SMVC, serão entregues na etapa nacional, em março de 2023, sendo escolhidos entre os curtas-metragens selecionados de Santa Maria e do restante do país.
Jurados
Bianca Zasso – jornalista e crítica de cinema. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens e Especialista em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN). Editora e sócia do projeto Formiga Elétrica. Afiliada da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abracccine), da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Bianca foi a homenageada da 13ª edição do SMVC.
Siliane Vieira – jornalista com especialização em Cinema: Significação Fílmica e Fazer Cinematográfico pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência de 10 anos em reportagem cultural e, desde 2013, integra a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs).
Conrado Oliveira – é crítico e pesquisador de cinema, mestre em Arte, Cultura e Comunicação pela Universidade do Minho, em Portugal. Diretor-executivo da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), foi curador da Sala de Cinema Ulysses Geremia em Caxias do Sul (RS) e colaborador dos sites Cine Players e Papo de Cinema. Atualmente compartilha sua paixão pelo cinema no projeto @sobrecine e no podcast Rebobine o VHS.
15ª edição
O formato do SMVC neste ano será diferente: a mostra local ocorre no dia 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados.
O SMVC
O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória.
Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.
O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria, em parceria com outras entidades da cidade.
0 comentário