A curadoria da 16ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) divulgou a lista de selecionados para a Mostra Sinprosm de Curtas-metragens de Santa Maria e Região. Serão cinco os trabalhos exibidos no festival que ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro, em Santa Maria.
Para este ano, as atividades serão estruturadas com o tema “o tempo não para”, uma reflexão em torno das mudanças ocorridas no audiovisual e na sociedade como um todo.
Curtas-Metragens selecionados pela curadoria do 16º SMVC
Mostra Sinprosm de Curtas-metragens de Santa Maria e Região – 2023
– Cidade de Lona (Documentário, 24min, 47seg)
– De um outro lugar (Ficção, 10min 43seg, 2023)
– Natal (Documentário, 17min, 08seg, 2023)
– Só uma fase (Documentário, 15min 30seg, 2023)
– Terra de Mulheres (Documentário, 18min, 2023)
PREMIAÇÕES
A Mostra Sinprosm de Curtas-metragens tem premiações nas seguintes categorias: Melhor Curta de Santa Maria, Melhor Direção, 2 troféus de Melhor Interpretação, Melhor Roteiro, Melhor Direção Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som e menções honrosas, quando houver.
Ainda, serão escolhidos dois filmes por votação direta do público, um da Mostra Competitiva Nacional e outro da Mostra Competitiva de Santa Maria e região, para receberem os Troféus Vento Norte como melhores curtas pelo júri popular. Serão entregues também os prêmios Clayton Coelho de Direitos Humanos, o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, o Prêmio Jornalista Luiz Roese sobre justiça, juventude e prevenção e o prêmio Isadora Viana Costa, para uma obra que aborde a afirmação dos direitos das mulheres e o combate à violência e o Troféu Rede Sina, ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina.
O SMVC
O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória.
Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.
O 16° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade
0 comentário